Do dia 02 de Junho a 12 de Setembro de 2012 realizamos o que chamamos de TRIP OF LIFE. Juntos, Érick Luchtemberg e Thayane Pezzi, nos aventuramos em uma viagem de 103 DIAS pela: Austrália, Nova Zelândia, Fiji, Indonésia, Tailândia, Laos, Malásia, Vietnam e Camboja. Relatamos cada momento que passamos e diversas dicas para quem futuramente deseja seguir alguns dos nossos passos.

Enjoy it!

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Day # 27 - Nova Zelândia

Por volta das 8 horas acordamos. O dia já estava claro e o sol ainda estava escondido atrás das montanhas. Logo olhei pela janela e vimos a incrível vista do lago. Um lugar privilegiado para começar o dia.

Bom dia Lake Tekapo!

Com calma acordamos, tomamos o nosso café e nos preparamos para seguir viagem. Antes fomos tirar algumas fotos próximas ao lago.




Nossa van metida no meio das grandonas.

Era quase 10am quando saímos do camping. Para quem deseja viajar, é bom evitar pegar a estrada de noite e também esperar um pouco de manhã, até o sol estiver alto no céu. Ao longo do dia o sol vai derretendo a neve e o gelo da pista. Sair muito cedo, no nascer do sol, deixa risco de pegar estrada ainda com gelo. Para lugar com grandes chances de neve na pista, o ideal é passar depois do meio dia, isso faz com que o sol derreta um pouco a neve e gelo e as equipes das estradas também tirem o que for possível.

Quer saber onde tem hotel, camping ou caravan park? Só ficar ligado nas placas ao longo da estrada.

Paramos um pouco mais a frente do lago pra tirar mais algumas fotos. Encontramos uma lojinha com informações também. Na realidade quase toda lojinha, hotel e camping vai ter o “i” de informação. Qualquer um desses lugares você pode pedir como estão as estradas, previsão de neve e bookar passeios e atividades pelas cidades da Nova Zelândia. Um pouco mais pra frente tinha um I Site, mas acabamos nem precisando ir pois pegamos as informações na lojinha mesmo. Pegamos outra coisa na loja, a nossa companheira de viagem: a Sheep.


Loja, mas também informação.
Thay e a Sheep.
I Site de Lake Tekapo.



Seguimos viagem pelas retas intermináveis da Highway 79. A paisagem começou a mudar de montanhas com neve para fazendas e largos campos. Algo que nos lembra viajar pelo Rio Grande. Seguimos viagem rumo a Christchurch pela Highway 1 e depois de algumas horas passamos pela primeira sinaleira da viagem. O movimento já estava se intensificando nas estradas, com movimento de carros toda hora.

Durante a noite: cama. Durante o dia: armário, depósito, varal e assim vai.

Primeira sinaleira!

Mais um pouco, por volta da 1:30pm, chegamos em Hornby, junto a Christchurch. Bastante movimento, sinaleiras, postos de gasolina e tudo mais de uma vida bem urbana. Precisávamos parar, usar a internet e confirmar o resto do caminho. Decidimos ir até o centro da cidade, para aproveitar e ir no I Site. Chegando no centro uma enorme surpresa. O centro da cidade está aos pedaços. As ruas fechadas, prédios pela metade, guindastes e transito com rotas alteradas. Tudo isso em consequencia do terremoto que atingiu a cidade.

Christchurch ainda se recuperando do terremoto.


Decidimos voltar para um shopping que vimos na ida. Na volta acabamos não conseguindo pegar a mesma estrada, dai pegamos outra saída da cidade, que não ia dar no shopping. Mas fomos, até que conseguimos. O shopping é o Hub. Ao lado do shopping tem um Count Down, nome dado para o Woolies aqui na NZ. Fizemos umas compras. O mercado é sem dúvida o lugar mais barato que já fomos pra comprar as comidas, mas ainda assim mais caro que na Austrália.

Woolies? Não! Count Down.
Chocolate é bom! Peanut butter é bom! Os dois juntos então!

Depois fomos no Mc Donalds para o nosso almoço. Aproveitamos para usar a internet, que não estava lá essas coisas e nem conseguimos carregar o nosso percurso até Hanmer Springs. Na realidade não é preciso GPS ou caminho do celular, era mais por segurança. Apenas os mapas e as placas nas estradas são mais do que o suficiente. E o que nos ajuda muito é o localizados do Maps no celular, que nos confirma que estamos na estrada certa.

Nosso GPS.

Fomos até Hanmer Springs pela Highway 1 e depois pela Highway 7. O caminho foi super tranquilo. Chegamos em Hanmer Springs era mais de 5pm. Fomos no I Site e verificamos um camping para ficar. Aproveitamos para ver o valor do Whale Watching em Kaikoura para irmos amanhã. O valor era mais de NZ$ 140,00. Apesar de termos 99,9% de chances de ver as baleias ou 80% do valor devolvido, achamos melhor poupar essa grana. Em contrapartida, em vez de ficar apenas esse final de dia nas águas termais de Hanmer Springs, decidimos ficar mais amanhã de manhã. O valor para uma entrada é NZ$ 18,00 e para 2 dias NZ$ 30,00 por pessoa. Ainda assim bem menos que o valor para ver as baleias.

I Site de Hanmer Springs.

Pegamos nossa roupa de banho e fomos direto pras piscinas que variam de 30 a 45ºC. Estávamos realmente precisando de uma parada dessas na nossa viagem. Curtir uma água quente, relaxar com a vista das montanhas de neve. Ficamos nas piscinas até de noite, mais de 7pm.





Saímos e fomos pro camping. Ele é pouco mais de 1km passando Hanmer Springs. O valor era NZ$ 10,00 por pessoa. Como estávamos viajando com a Jucy, metade do preço. Saiu barato! Nessa hora lembramos que a Jucy também dava metade do preço para entrada nas piscinas. Amanhã vou ver se consigo o reembolso do desconto.

Fomos fazer nossa janta. Uma pizza de NZ$ 3,60 que compramos no mercado. Era bem dizer  um pão redondo, com pimentões picados e queijo. Sabor mais do que justo pelo preço que pagamos, longe de ser apetitoso. Em seguida nos preparamos para dormir, mas antes de dormir aproveitamos para atualizar a nossa planilha de gastos e ver como estamos em relação ao budget programado. Podemos dizer que estamos gastando bastante. O dinheiro aqui vai que é uma beleza. Mas ainda assim estamos dentro do que foi programado. Após atualizar a planilha dos gastos, capotamos. Após todas essas horas de direção e as águas quentes relaxantes, eu estava podre de cansado.

A Sheep pronta pra dormir!


103 Dias na Telinha...





Nenhum comentário:

Postar um comentário