Do dia 02 de Junho a 12 de Setembro de 2012 realizamos o que chamamos de TRIP OF LIFE. Juntos, Érick Luchtemberg e Thayane Pezzi, nos aventuramos em uma viagem de 103 DIAS pela: Austrália, Nova Zelândia, Fiji, Indonésia, Tailândia, Laos, Malásia, Vietnam e Camboja. Relatamos cada momento que passamos e diversas dicas para quem futuramente deseja seguir alguns dos nossos passos.

Enjoy it!

terça-feira, 26 de junho de 2012

Day # 25 - Nova Zelândia

Tocou o despertador, preguiça de levantar. Porém o dia ia ser longo. Snowboard e depois um longo caminho de estrada até Franz Josef. Descemos, tomamos nosso café da manhã, conferimos se a montanha estaria aberta no www.nzski.com e 8:30am partimos rumo a Coronet.

De manhã cedo, arruma as malas de novo.
Vista da sacada da casa do Renan.


Um pouco antes de começar a subida pra montanha já era necessário colocar as correntes. Que mão de obra! Digamos que um pouco mais complicado do que quando a guria mostrou lá na Jucy. Pra começar, não sabíamos nem se era nas rodas de trás ou da frente. Descobrimos: atrás. Depois de muita briga consegui colocar. Seguimos montanha acima. Tudo branco! As correntes batendo, de repente alguma coisa errada, que ficou solta e batia no carro.

Brigando com as correntes.
Chegamos no topo. Enquanto a Thay e a Julie foram alugar as coisas eu fiquei no carro colocando tudo que o Renan me emprestou. Cheguei lá e elas estavam acabando. A Thay pagou NZ$ 105,00 apenas pelas botas e a board, pois a calça a Julie emprestou e o casado ela usou o que a Thaís tinha emprestado. As duas ganharam um cartão. Era 5 dólares reembolsáveis quando devolvesse. Fui ver se eu precisava de um também e o cara pediu se eu ia alugar equipamento, eu disse que não precisava. Ele pediu se eu ia pegar o lift, mas eu disse que ia ficar apenas na parte de begginers. Nessa ele me cobrou NZ$ 53,00. Conforme o Renan e a Julie tinham passado, não ia precisar pagar nada. E realmente eu paguei a toa, pois pra pegar a esteira pra subir as pistas dos begginers não precisa apresentar nada. Enfim, fomos pra pista, era 10:30am, nos atrasamos com a história das correntes e do aluguel das coisas. Combinamos de voltar as 12:30pm, 1 hora e meia depois do planejado, mas pelo menos íamos curtir. Desci uma vez, cai uns tombos com a bunda no chão. Subi e fui de novo. A Thay ainda estava tentando descer. Ela foi e logo eu fui atrás, passei e continuei, lá no final fui tentar parar e não consegui direito. Cai um tombo e torci legal o meu joelho, bem o que eu já operei. Como o pé fica preso na prancha, a prancha travou e o corpo virou pro outro lado. Parei um pouco, verifiquei e continuei. Desci mais umas vezes, mas já estava mais inseguro. Pegava um pouco de velocidade e já me jogava pra trás pra não acontecer de novo.

Prontos pra neve!
Thay subindo a magic carpet.

Após a sequência acima.
 

Coronet Peak.
10kmh e atenção máxima.

Era por volta das 11:30am, decidi descer a última vez. A Thay e a Julie também já estavam querendo ir. Um pouco antes do meio dia pegamos o caminho de volta. Fomos a 20km/h morro a baixo. Deixamos a Julie e as coisas do Renan. Passamos no mercado e depois no I Site. Verificamos como estava a estrada pra Franz Josef e decidimos pegar um caminho maior de Queenstown a Wanaka, pela Highway 6 e evitar o caminho mais curto, o qual com certeza pegaríamos neve. Passamos no mercado e demos tchau pro Renan.
Renan,
Valeu por tudo meu brother! Muito bom te reencontrar depois de todo esse tempo.
Fica com Deus e se cuida por aí!
Abração!

Passamos no Mc, pegamos uns sanduíches e aproveitei pra usar a wireless pra colocar a rota de Queenstown até Franz Josef no aplicativo do Maps. Passamos no Westpac trocamos os dólares australianos que tínhamos e começamos a nossa viagem.

O caminho até Wanaka foi bem tranquilo. Logo que saímos o sol abriu, o que deixou bem melhor para viajar. O caminho é muito bonito, com muitas montanhas de cenário ao longo do caminho. Logo depois de Wanaka paramos para abastecer. Vamos seguir o conselho do Renan e sempre que o tanque estiver pela metade já vamos enchê-lo. Quando desci do carro o meu joelho estava muito dolorido, por ter ficado o tempo todo na mesma posição. Enchemos o tanque e seguimos viagem pea Highway 6.

Estrada no início da trip.
Mão direita, lá vamos nós!
Enquanto isso no posto de gasolina.

Logo a frente passamos pelo Hawea Lake. Um lago enorme, que deixa uma vista incrível. Logo que acaba o Hawea começa o Wanaka, mas do lado contrário da pista. O lago também é enorme e a vista disputa com a do lado anterior pra ver qual é a mais bonita.

Lake Hawea.
Lake Wanaka.

Após o Lake Wanaka seguimos caminho e mais a frente começamos o Mt Makakora. Essa parte foi bem tensa. O caminho estava com muita neve. Porém, a neve não estava no caminho das rodas, apenas do lado. Nesse caso não dava pra colocar a corrente, mas uma saída do pneu pra fora do carreiro sem neve poderia gerar uma deslizada e tanto. Diminui muito a velocidade e quatrupliquei a atenção. Depois de muita tensão acabamos esse percurso e seguimos caminho. Já estava passando das 5pm e o dia começava a escurecer.


Agora sim o bixo pegou!
Uma saídinha da roda para parte da neve pra sair deslizando sem controle.

Anoiteceu e seguimos viagem. Ainda nao tínhamos nem chegado na costa oeste. O aplicativo do maps nos mantinha atualizado sobre a nossa localização. Ficavamos sem saber ao certo onde estávamos apenas quando o celular ficava sem sinal. Depois que anoiteceu ficamos mais de hora sem ver ninguém pelo caminho, nem um carro, nem uma casa, hotel. Simplesmente nada! Apenas nós e a estrada. A estrada é bem sinalizada. Nenhum buraco e todo o percurso com os sinalizadores ao lado da pista e a linha ao meio. Era apenas o que eu via pela frente, as luzes passando rapidamente pelos dois lados indicando o caminho a seguir. A estrada é apenas uma pista de ida e uma de volta. Não tem muitas placas avisando a distância até o destino, apenas após cruzamentos de estradas ou cidade, que não são muito frequentes. Preste bastante atenção logo que passar por alguma placa e veja qual o destino com a menor kilometragem, pois provavelmente será a única coisa que você vai encontrar no caminnho. E muitas vezes a próxima cidade pode ser a mais de 100km de distância. Por essa razão sempre mantenha o tanque cheio. Outra dica é sempre ter água e pão. Não espere encontrar um mercado logo na cidade seguinte, pois as vezes nem tem cidade seguinte. Ou a cidade seguinte não passa de 10 casas. Pelo menos é assim o caminho de Wanaka até Fox Glacier.

Chegamos em Fox Glacier por volta de 7:30pm. Estávamos tão exaustos da viagem que ficamos por lá mesmo. Antes de sair da viagem tínhamos visto 3 opções de camping pelo caminho. Um deles já tínhamos passado e os outros era depois de Franz Josef. Nos informamos e Franz Josef Glacier era aproximadamente 30 minutos de Fox Glacier e um homem tinha recem vindo de lá e falou que a estrada estava boa, sem neve. Porém, estávamos traumatizados com a experiência de viagem desse primeiro dia e resolvemos não arriscar, pois o caminho é de montanhas entre um Glacier e outro. Além disso, meu joelho estava doendo muito depois de tanto tempo parado e com tensão.

Acabamos ficando em um caravan park por ali mesmo,  o Fox Glacier Lodge. O valor por pessoa era NZ$ 17,00 e tinha cozinha, com louças, e banheiro bom. Tomamos banho, comemos uns pães, arrumamos a campervan e capotamos.


103 Dias na Telinha...








Nenhum comentário:

Postar um comentário