Do dia 02 de Junho a 12 de Setembro de 2012 realizamos o que chamamos de TRIP OF LIFE. Juntos, Érick Luchtemberg e Thayane Pezzi, nos aventuramos em uma viagem de 103 DIAS pela: Austrália, Nova Zelândia, Fiji, Indonésia, Tailândia, Laos, Malásia, Vietnam e Camboja. Relatamos cada momento que passamos e diversas dicas para quem futuramente deseja seguir alguns dos nossos passos.

Enjoy it!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Day # 81 - Vietnam

O trem chegou era pouco mais de 6am em Ho Chi Minh City, também conhecida por Saigon, nome que levava até 1976. Saímos da estação de trem e logo vieram os taxistas oferecendo seus serviços. No entanto, não queriam levar com o taximetro e estavam cobrando VND 260.000,00 para levar até o hotel. Ficamos por ali tentanto um taxi com taximentro, mas demorou algum tempo. Até que achamos um, da empresa Vinasun. O valor no final deu VND 50.000,00, bem abaixo do que queriam cobrar a gente.

Trânsito em Saigon.

Chegamos no hotel, não era nem 7am. O check in poderia ser realizado apenas a 1:30pm. Deixamos as malas por ali e fomos atrás de algum lugar para tomar café da manhã. Na volta muita loja de moto e muito restaurante para o pessoal local, onde o menu do breakfast é sopa, arroz, massa e tudo com muito molho, onde o cheiro toma conta da rua. Seguimos em direção ao Ben Thanh Market. Foi difícil achar algum lugar bom, mas encontramos um lugar chamado Une Journee a Paris. É uma padaria francesa, com dono francês. Pegamos um breakfast com baguete, croissant, geléia e manteiga, café ou hot chocolate. A Thay foi de café e eu de hot chocolate, que era muito bom, bem cremoso. O valor: VND 180.000,00.



Voltamos para o hotel e aproveitamos pra entrar um pouco na internet e dar uma pesquisada no que fazer em Ho Chi Minh City. Enquanto estávamos por ali o pessoal do hotel nos trouxe um suquinho. Fui conferir se eles sabiam onde poderíamos bookar o passeio pra Cu Chi Tunnels, e eles bookam ali mesmo no hotel. O valor é VND 170.000,00 por pessoa para uma half day trip. Já bookamos também o Water Puppets Show, por VND 150.000,00 cada.

Proibido tuk tuk e pad cab.

No hotel nos deram um mapinha com a parte central da cidade e resolvemos ir atrás de uma loja pra Thay mandar fazer um vestido. Ela tinha visto um bem bonito em Hoi An, mas não teria tempo pra fazer. No entanto o pessoal avisou que tinha loja aqui também e por isso resolvemos dar uma conferida. Nos guiamos pelo mapa e fomos atrás da tal loja. Encontramos um shopping no caminho, demos uma passada e quando saímos uma senhora viu que estávamos procurando algo no mapa. Ela então disse para irmos atrás dela que ela mostrava onde era. Ficamos surpresos, pois ela nos levou até a frente na loja, por pura boa vontade. A loja se chama Hanhs e fica em frente ao Sheraton. Chegamos lá mas não tinha o mesmo modelo que a Thay tinha visto na loja de Hoi An, mas elas ficaram de conseguir a foto e pediram pra voltarmos em uma hora.


Retornamos ao hotel, ficamos por ali um tempinho e já estava na hora do almoço. Foi um pouco complicado achar algo para comer, pois são todos restaurantes com comida local e os restaurantes de comida italiana, por exemplo, são bem caros. Achamos então um restaurante chamado Mon Hue. Nos pareceu interessante e barato. Fomos de fried rice pra variar um pouco. A comida era boa e o suco de maracujá era ótimo!


Depois do almoço voltamos para loja pra verificar se elas haviam conseguido o modelo da outra loja. Elas conseguiram, era a foto do mesmo vestido que a Thay tinha visto. No entanto, eu realmente nunca vou entender as mulheres. Pelo menos, não a Thayane. Depois das moças irem atrás daquele modelo de vestido, ela decidiu fazer aquele modelo que ela tinha mostrado da internet, pois acredita que o caimento vai ser melhor. Enfim, esse será o meu presente de aniversário pra ela, com mais de 1 mês de antecedência. O valor posso revelar, pois foi ela mesmo que negociou e chorou desconto com a vendedora: 130 dólares.

Ela tirou as medidas e voltamos para o hotel. Já era hora de fazermos o check in. O quarto é bem bom, bem grande. O pessoal que trabalha no hotel não são tão simpático e prestativos como do hotel anterior, mas pelo fato do anterior ter sido muito bom. Aqui o pessoal também sempre nos recebe com sorriso e ajuda sempre que precisamos. A localização é boa, tendo como referencia o Ben Thanh Market, que fica a 5 quadras.


Deixamos as nossas coisas, demos um tempo e seguimos para o War Museum, que fica uns 20 minutos caminhando do hotel. O valor para entrar no museu é VND 15.000,00 cada um. Logo no pátio há diversos tanques e caça de guerra, todos dos EUA, pois o Vietnam não tinha tal poderio bélico. No primeiro andar tem um local com diversas fotos, documentos e dizeres de diversos lugares do mundo, contra a guerra e a favor da retirada das tropas dos EUA do Vietnam. Inclusive apoio vindo da população, alguns líderes e pessoas importantes dos EUA.







Subimos ao segundo andar onde há uma exposição bem forte com os crimes da guerra, mostrando diversos assassinatos e barbáries que ocorreram. Como o museu é no Vietnam, todas essas atrocidades cometidas por soldados dos EUA. Inclusive com fotos de crianças mortas, entre outras cenas bem fortes.





Em seguida fomos em outra parte com imagens ainda mais fortes, onde mostra a consequência de pessoas que foram atingidas pelos ataques químicos dos Estados Unidos. São fotos com muitas pessoas deformadas, sem membros, ou partes do corpo com má formação. Nisso ligamos com as diversas pessoas que vimos nas ruas, com problemas nas pernas ou braços. Muito provável que isso ainda seja sequelas do contato dos pais dessas pessoas com as toxinas.





Em seguida fomos em uma parte um pouco melhor. Otimista pelo menos, onde mostra a reconstrução do Vietnam. Lugares que antes estavam todos destruidos pela guerra, agora reerguendo-se. Paramos para analisar que de certa maneira o Vietnam se reconstruiu bem, analisando que a guerra acabou a aproximadamente 40 anos atrás.



A seguinte exibição foi de fotógrafos que registraram diversos momentos da guerra. Sendo alguns deles, vitimas durante o seu trabalhado, pois acabaram perdendo as suas vidas no meio dessa desgraça. Nesse local encontramos o casal de Londres, os quais fomos juntos para estação de trem ontem.







Uma das últimas exibições explica um pouco melhor os motivos que geraram a guerra e números comparativos, para que possamos ter uma idéia um pouco melhor do que se passou por aqui naqueles anos.







No final, já fora do prédio com as exibições tem um local chamado “Imprisonment conditions during the war”. Esse local mostra as condições e torturas realizados durante a guerra. O museu em si já tem um clima bem forte, pois o grande objetivo dele é mostrar a todos que a guerra nunca será algo legal e que sempre haverá um perdedor e um perdedor, nunca um vencedor. No entanto, esse local tem um clima ainda mais pesado, onde conseguimos ter a sensação horrível do que muitas pessoas sentiram na pele.









Saímos do museu e fomos na loja pra Thay experimentar o vestido. Para minha surpresa, no meio do caminho, vimos em Coffee Bean, a cafeteria que eu trabalhava quando morei nos EUA. Aproveitei pra matar a saudade e fui pegar o drink que eu mais gostava de fazer, e tomar, o Black Forest, com chocolate e cerejas.

Um pouco de Brasil.
Banquinho ou cadeira, não se faz necessário.
Pouco feliz.

Pegamos o drink e seguimos na loja. Chegamos lá, mas ainda não estava pronto. Fomos dar uma volta, entramos em um shopping, eu fui sentar e a Thay ficou olhando as coisas. Passou a meia hora combinada e voltamos para a loja, mas ainda tivemos que esperar mais uns minutos. A Thayane já nem queria experimentar, mas por sorte ela experimentou, pois tinha que dar uma apertadinha em alguns lugares.


Enquanto espera.

Enquanto voltavamos para o hotel vimos um lugar chamado BBQ Garden, fomos dar uma conferida no menu. É um local com BBQ típico do Vietnam. O restaurante estava com bastante gente, o ambiente é bacana a céu aberto e ainda rolava uma MPB de fundo. As mesas tem uma espécie de grill no meio, as carnes vem em pequenos pedaços e a gente vai colocando no grill. É bem interessante e não é tão caro. No final gastamos VND 330,00.


1 person. 2 persons.
Churrascão!

Continuamos caminhando e passamos pelo Night Market, que fica no lado de fora do Ben Thanh Market Market. Demos uma olhada nas coisas e já demos uma conferida nos preços. Estávamos bem cansados e vamos deixar as compras para amanhã. Apenas voltamos para o hotel e capotar na cama.



103 Dias na Telinha...



Nenhum comentário:

Postar um comentário