Do dia 02 de Junho a 12 de Setembro de 2012 realizamos o que chamamos de TRIP OF LIFE. Juntos, Érick Luchtemberg e Thayane Pezzi, nos aventuramos em uma viagem de 103 DIAS pela: Austrália, Nova Zelândia, Fiji, Indonésia, Tailândia, Laos, Malásia, Vietnam e Camboja. Relatamos cada momento que passamos e diversas dicas para quem futuramente deseja seguir alguns dos nossos passos.

Enjoy it!

sábado, 18 de agosto de 2012

Érick no Terra


Quando entramos em um café em Hoi An, no Vietnam me deparei com a seguinte placa:


Esse foi um daqueles momentos que a gente para pra pensar e resolve dar uma conferida no que realmente o Google expõe sobre as nossas vidas.

Como não sou uma pessoa famosa consigo facilmente controlar a quantidade de links que realmente são a meu respeito. Dentre os links que surgiram na minha pesquisa apareceu um que chamou a minha atenção:



Sim! Na reportagem do link acima há duas fotos do meu primeiro intercâmbio, o Work & Travel em Los Angeles - EUA, nos anos de 2008/2009.

Após 3 anos como consultor de intercâmbio para centenas de pessoas vou seguir com esse meu vício e aproveitar o gancho da reportagem para dar o meu parecer, baseado nas minhas experiências, sobre as duas opções de intercâmbio: Work & Travel nos EUA ou Curso + Trabalho na Austrália, em relação ao “pé de meia”.

Como todos já devem ter percebidos com essa trip de 103 dias, sou a favor de gastar todo o rico dinheiro que ganhamos através de muito suor ao longo do intercâmbio antes de voltarmos para o Brasil. Eu acredito que durante um intercâmbio surgem oportunidades que não podemos deixar passar. As mesmas que exigem gastarmos esse dinheiro. O maior exemplo é a viagem que vocês vem acompanhando, onde eu e a Thay nos impomos a missão de gastar todo o dinheiro que juntamos durante o tempo que moramos e trabalhamos em Sydney. Diga-se de passagem, estamos cumprindo essa missão muito facilmente.

No entanto, na hora de fazer um intercâmbio de trabalho precisamos avaliar as reais chances de conseguir juntar um dinheiro. Em um programa de 4 meses nos Estados Unidos, dificilmente vai dar pra juntar a quantidade de 8 meses morando na Austrália, mesmo sendo um programa exclusivo para trabalhar.

Hoje eu diria que o programa Curso + Trabalho na Austrália é uma das opções que realmente dão a chance do intercambista fazer o seu pé de meia. No entanto, existe um fator bem imporante nisso tudo: a sua força de vontade. Em quase 9 meses em Sydney eu vi muitas pessoas fazendo muita grana e outras que não juntaram nada. Ambas as situações no mesmo período de tempo.

Em relação ao programa Work & Travel dos Estados Unidos, é uma ótima opção para curtir cerca de 3 meses de trabalho e depois até 1 mês de férias. Onde as chances do dinheiro que você juntou nesses 3 primeiros meses ser todo gasto no último mês. Além disso, muitas pessoas que fazem o Work & Travel nos Estados Unidos conseguem salário apenas para pagar as suas despesas diárias, sem nem conseguir juntar grana para o período de férias. Novamente, juntar dinheiro ou não vai depender da força de vontade de cada pessoa.

Um comparativo nessa questão financeira entre Austrália e EUA...
  • Na Austrália os salários costumam ser bem mais altos que nos EUA. Enquanto a média de salário o Work & Travel é U$ 8,00/hora, na Austrália essa média fica em AU$ 15,00/hora.
  • No entanto o custo de vida na Austrália será mais alto que o custo de vida nos Estados Unidos.
  • Outra facilidade do W&T é que não há limite de horas para trabalhar. O intercambista pode conseguir muita hora com o seu empregador e até mesmo conseguir mais empregadores. Já na Austrália há por lei o limite de 20 horas de trabalho por semana, pois há a necessidade de estudar pelo menos 20 horas semanais.
  • Voltando a um ponto forte da Austrália, é que você não tem limite de tempo para ficar no país e por mais que os primeiros meses tenham sido complicados para juntar dinheiro, você pode renovar o seu visto e aumentar o seu período de intercâmbio para ganhar aquela grana extra. Enquanto no W&T você não tem como renovar o seu visto e seu contrato de trabalho acabará de qualquer maneira.

Enfim, juntar dinheiro é complicado. Não diria que é uma coisa difícil. Economizando no dia a dia e se empenhando no trabalho até que é fácil. Mas ainda mais fácil é achar motivos para gastar esse dinheiro. Além de oportunidades únicas, como viagens ou outras atividades (shows e festas, por exemplo), que muitas vezes são bem complicadas de realizarmos após voltarmos para o nosso país e precisamos aproveitar naquele exato momento da viagem.

Foi breve, mas espero que a minha opinião sobre as experiências com os meus dois intercâmbios ajude aqueles que estão em dúvida sobre qual o melhor programa para realizar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário