Do dia 02 de Junho a 12 de Setembro de 2012 realizamos o que chamamos de TRIP OF LIFE. Juntos, Érick Luchtemberg e Thayane Pezzi, nos aventuramos em uma viagem de 103 DIAS pela: Austrália, Nova Zelândia, Fiji, Indonésia, Tailândia, Laos, Malásia, Vietnam e Camboja. Relatamos cada momento que passamos e diversas dicas para quem futuramente deseja seguir alguns dos nossos passos.

Enjoy it!

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Day # 67 - Laos

Acordamos as 6am para nos preparar para seguir viagem. Acordamos e fomos atrás de um lugar para tomar café da manhã. Estava chuviscando um pouco e nas ruas os monges voltavam para os seus templos. Nenhuma das padarias que tem próximas a nossa guesthouse estavam abertas. Acabamos pegando nas banquinhas que tem na rua. Café e pão com peanut butter e nutella pra Thay e suco de laranja com pão e nutella pra mim. Eu prontamente devorei. Já a Thayane, não conseguiu comer muito do seu pão, que parecia já ter alguns dias.

Fizemos o check-out e ficamos esperando o tuk tuk, que pegamos com a mesma agência que bookamos tudo, chegar para nos levar para rodoviária. Para evitar outro preço acima do normal dos tuk tuk, pegamos com a agência mesmo por 30.000 Kip.

Chegamos na rodovária e ficamos um pouco surpresos com o VIP Bus. O ônibus é o mais velho que já andei na minha vida e não tem nada de VIP. Enfim, eu já estava esperando mais ou menos isso. Mas ainda assim, esse é muito melhor do que o Regular. Porém, o ônibus não tem banheiro como os caras na agência haviam dito e os bancos não reclinam nada. Engraçado era ver a cara de cada turista que entrava no ônibus.

"VIP" Bus.
Regular bus.
O estado atual da mala da Thay.

Iríamos sair as 8am, mas saiu apenas as 8:30am. Mas logo em seguida uma parada para pegar mais pessoas. Haviam alguns lugares vazios, que logo foram preenchidos por essas pessoas, que são locais. E para nossa grande surpresa, acabou os lugares, mas entrou mais pessoas. A solução: pegar uns banquinhos de plástico e aclopar ao chão do ônibus. E assim começamos a viagem, com alguns pobres coitados sentados em pequenos banquinhos de plástico no corredor.

Chegamos no segundo momento crítico da viagem onde a Thayane começou a chorar. A estrada é simplesmente horrível. É serra por todo o caminho. Sobe e desce o tempo todo, por uma estrada com muitos buracos e barrancos enormes. Em alguns lugares, quando outro ônibus ou caminhão vinha da outra direção, malemal cabiam os dois na pista. E para piorar, o tempo estava bem chuvoso e alguns momentos com bastante neblina. Tensão do início ao fim!

Momentos de tensão!
 

Na frente do ônibus, além do motorista uma guria sentada no banco ao lado e mais 3 caras sentados nas escadas. Para passar o tempo, havia uma televisãozinha onde eles colocaram um filme do Laos com um volume que todo o ônibus ouvia. E não acaba por aí! Após algum tempo de viagem, outra parada. Dessa vez uma mulher desceu, descarregou o que parecia ser um saco de alguma coisa (milho ou arroz) e voltou com uma sacola, cheia de milho cozido. Distruibiu para as pessoas que estavam viajando com ela, e o cheiro de milho cozido tomou conta.

A previsão era sair as 8am e chegar as 2pm em Vang Vieng. No entanto, o ônibus vai bem devagar. Felizmente! Pois assim pelo menos ficavámos um pouco menos tenso. O caminho de Luang Prabang até Vang Vieng é de apenas 220 km. Se for parar pra pensar, 6 horas já é bastante tempo. Mas era 2pm e ainda não havíamos chego. Na realidade, essa hora paramos para o nosso almoço, que estava incluso no preço da passagem. Quando a Thayane viu a comida, achou melhor não comer e foi comprar um Pringles. Eu encarei e devo confessar que foi a pior que comi até agora na Ásia. Mas pelo menos matou a fome.

Depois da parada para comer, mais 50 minutos e a estrada um pouco melhor. Sem montanhas, pelo menos. Chegamos em Vang Vieng por volta das 4pm. O bom que do lugar onde parou o ônibus, apenas atravessamos uns 100 metros e já estávamos na rua principal. Mais 1 quadra e chegamos no nosso hotel, o Inthira.


Pegamos o hotel no Agoda. Estamos pagando AU$ 17,00 por noite. O quarto até que é bom, espaçoso e a cama é bem grande. O banheiro também é bom. O quarto em si é bem limpo. Tem breakfast e wireless. No entanto, ficamos no quarto mais longe e a internet quase não tem sinal e muitas vezes não pega.

Welcome cocktail!

Largamos as nossas coisas e fomos usar a internet no restaurante que tem na frente do hotel, onde o sinal é bom. Enfim, toda essa tensão da viagem de hoje, mais a saudade de casa e o cansaço de não ter um lugar fixo por mais de 2 dias, acabou fazendo com que a gente se estressasse um com o outro. A Thayane decidiu que não iria para o Vietnam e Camboja, onde precisaríamos pegar ônibus para viajar. Decidiu que iria direto para o sul da Tailândia. Nos estressamos, brigamos, fizemos as pazes e resolvemos pesquisar e achar uma solução. Resolvemos que no Vietnam iremos viajar de trem, que apesar de ser mais caro, vai ser mais seguro. E decidimos pegar um voo de Ho Chi Minh City para Siem Reap, pois vi no site da Vietnam Airline, que eles também tem voos para Siem Reap com avião de turbina. Assim poupamos 8 horas de ônibus até Pnhom Penh e mais 8 horas até Siem Reap.

Tomamos um banho e fomos dar uma volta pela cidade. Basicamente há uma rua e o tempo estava chuvoso. Demos uma olhada em alguns restaurantes e já notamos diversos turistas pintados, com as bóias nas mãos e alguns bem loucos.

Acabamos decidindo comer no restaurante junto ao hotel mesmo. Finalmente comemos algo mais normal: bife com um molho vermelho, fritas e vegetais. Mais um suco de laranja pra mim e abacaxi com menta pra Thay, por 106.000 Kip, pois tínhamos 10% de desconto. Um valor bem acima do que estávamos gastando por refeições.


Ficamos usando mais um pouco a internet, mas logo depois fomos pra cama. Após um dia bem tenso (digamos que o pior da viagem até agora) estamos podres de cansados.


103 Dias na Telinha...




Nenhum comentário:

Postar um comentário