Do dia 02 de Junho a 12 de Setembro de 2012 realizamos o que chamamos de TRIP OF LIFE. Juntos, Érick Luchtemberg e Thayane Pezzi, nos aventuramos em uma viagem de 103 DIAS pela: Austrália, Nova Zelândia, Fiji, Indonésia, Tailândia, Laos, Malásia, Vietnam e Camboja. Relatamos cada momento que passamos e diversas dicas para quem futuramente deseja seguir alguns dos nossos passos.

Enjoy it!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Kiwi Trip: o Roteiro completo!


Dando continuidade as informações da trip da Nova Zelândia, esse post tem como objetivo aprofundar cada um dos destinos previamente citados.

Agora é a hora de saber o que esses lugares tem de especial para estarem na lista de Things to do and see da Kiwiland...


A primeira parada é Queenstown, considerado por muitas pessoas uma das cidades mais bonitas do mundo. Apesar de ser uma das mais, se não a mais, famosa da NZ, conta com apenas 20 mil habitantes. No entanto, na alta temporada do turismo o número da população dobra.

O que faz de Queenstown uma cidade tão famosa? Além da beleza natural incrível... ESPORTES RADICAIS!

Em toda Nova Zelândia você pode achar milhões de esportes radicais para fazer. Mas Queenstown é considerada a CAPITAL MUNDIAL dos esportes radicais.

Pesquisei bastante principalmente sobre as duas aventuras que eu pretendo fazer: Sky Dive e Bungee Jumping. Achei um site que engloba praticamente todas as atividades no país: Everything New Zealand

Sobre o Bungee Jumping, em Queenstown tem basicamente 3:

Eu acabei escolhendo o Kawarau Bridge Bungy, que é o pulo de uma ponte em um lugar incrível.

Para salvarmos tempo, me informei se teria como fazer o Sky Dive e o Bungee Jumping no mesmo dia e a resposta foi positiva. Dessa forma a nossa agenda ficou mais ou menos assim: chegaremos no dia 22 de Junho, por volta das 3pm e vamos tirar o dia pra curtir a cidade. Porém, o dia seguinte já vem cheio de adrenalina. Pelo menos pra mim!

Logo as 8:30 da manhã: Sky Dive. E quase sem tempo para um break, as 3pm: Bungee Jumping!

Se a minha mãe já ficou preocupada quando leu que vamos dirigir na neve, nem quero imaginar como vai ser quando ela ler essa parte.

Eu entrei em contato com o pessoal da Everything de Queenstown para verificar se havia um combo com o salto da Kawarau Bridge e o Ski Dive. Essa opção eles não tinham, mas me ofereceram um promo code que dava direito a 5% de desconto, o que acabava sendo o mesmo desconto dos combos. Esse desconto acabou virando uma economia de NZD 25,00.


Além do Sky Dive e do Bungee Jumping vamos aproveitar pra fazer Snowboard e ver o Renan, que está morando em Queenstown.


De Queenstown a idéia é ir para Te Anau e Milford Sound. Essa é uma das regiões mais bonitas e procuradas por turistas na Nova Zelândia.

A síntese da Wikipedia já dá uma prévia do quanto interessante e bonito esse lugar deve ser:
Milford Sound (Piopiotahi in Māori) is a fjord in the south west of New Zealand's South Island, within Fiordland National Park, Piopiotahi (Milford Sound) Marine Reserve, and the Te Wahipounamu World Heritage site. It has been judged the world's top travel destination in an international survey (the 2008 Travelers' Choice Destinations Awards by TripAdvisor) and is acclaimed as New Zealand's most famous tourist destination. Rudyard Kipling had previously called it the eighth Wonder of the World.
Infelizmente, na maior parte do ano o tempo de Milford Sound é ruim, com bastante névoa. Indo no inverno então, as chances só aumentam. Contamos com a torcida de vocês para que o tempo colabore com a nossa visita.


Depois de um dia inteiro dirigindo de Milford Sound, a terceira parada vai ser Franz Josef Glacier. Vai ser uma caminhada pelas geleiras. Conforme as dicas do Tiago, precisaremos bookar antes através dos isite localizado nas cidades da NZ.

Para mais informações: FranzJosefGlacier.com




Se der tempo, depois de Franz Josef Glacier a idéia é passar pelo Lake Tekapo:



Caso não dê tempo, vamos direto para Hanmer Springs. Essa vai ser uma parada para relaxar e curtir as águas termais em pleno inverno.

Mais informações: HanmerSprings.co.nz

Ainda não sabemos se vamos aproveitar para curtir um hotel, ou então vamos ficar na campervan mesmo e curtir apenas as piscinas. Isso tudo será decidido na hora.


Logo depois vamos para Kaikoura. A idéia dessa parada é aproveitarmos para fazer o Whale Watching.

Nessa época do ano é praticamente impossível ir para o Whale Watching e não avistar nenhuma baleia.





Depois de Kaikoura vai ser um longo dia rumo a Wanganui. Com direito a 5 horas de direção e mais 4 horas fazendo a travessia de Picton (ilha sul) para Wellington (ilha norte). A idéia é encarar essa ida em um dia só, mas se tivermos tempo vamos aproveitar para parar em Wellington e seguir no dia seguinte para Wanganui.

Importante avisar que essa travessia através do interislander ferry de uma ilha para outra tem um valor que deve ser programado pra quem deseja planejar uma trip com a travessia. Pelo que verifiquei o valor é NZD 65,00 por pessoa e NZD 180,00 pela campervan.

Mais informações sobre o interislander ferry no site: InterislanderFerry.co.nz

Wanganui não é um destino popular para os turistas, mas tem um motivo especial para gente. Vamos visitar a família do Josh, que atualmente está morando no Brasil.

 

E a viagem segue para Tongariro, para fazermos o Tongariro Crossing. Outra dica do Tiago, Cati, Egg e Luiz. São 28km de caminhada, que segundo eles é muito cansativa! Mas vamos que vamos, o máximo que vai acontecer é eu ter que levar a Thayane nas costas.

Mais informações: Tongariro Crossing

Outro detalhe importante é o tempo. Contamos novamente com a torcida de vocês pro tempo colaborar no dia que a gente for.




A parada seguinte é Taupo. Mais um lago da Nova Zelândia que proporciona uma paisagem incrível!

A idéia é curtir um pouco Taupo. De repente andar de Jet Boat nas Huka Falls, conforme dica do Gabriel e da Bruna.


De Taupo pode ser que a gente vá para Waitomo Caves, mas a Thayane não está muito feliz com a idéia. Pois o grande lance é visitar as caves, principalmente a noite, que é quando tem os glow worms.




Outro lugar que seria interessante visitarmos é Matamata, onde foi filmado o Senhor dos Anéis. A princípio está fora do nosso roteiro, mas nada impede de darmos uma passada caso o tempo nos permita.







Uma das últimas paradas é outra dica da Bruna e do Gabriel, enfatizada pelo Josh. O destino dessa parada é Rotorua.

Esse lugar é famoso por dois motivos: 
  • Wai-o-Tapu: com crateras, geysers e lagos coloridos. 
  • Tamaki Maori Village: onde poderemos observar de perto a cultura maori, inclusive ver o Haka. 


Se der tempo, antes de ir pra Auckland, vamos dar uma parada em Coromandel e Cathedral Cove.

A Cathedral Cove é um cenário de um dos filmes das Cronias de Nárnia.






E a última parada é Auckland, para pegarmos nosso voo para Nadi, em Fiji.



Gostaria de agradecer o pessoal que nos passou e continua passando diversas dicas para essa trip da Nova Zelândia: Tiago, Cati, Adson, Luiz, Renan, Josh, Bruna, Gabriel, Hermann e Joanna.


2 comentários: