quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Day # 1 - Bahamas + Miami

Back to the game! Let the adventure begins!

Hoje inicia a nossa próxima saga. Dessa vez o destino é Miami, nos Estados Unidos, com direito a um cruzeiro nas Bahamas. Resolvemos estender os 103 dias pela Ásia e Oceania e compartilhar todas as nossas viagens e as dicas. Vamos ver onde isso vai parar!

Miami não era o próximo destino da nossa lista, mas acabei ganhando essa viagem da empresa onde eu trabalho, a Egali Intercambio. Confesso que Miami nunca foi um destino que chamou muito a nossa atenção, mas deve ser um destino e tanto, afinal 90% da renda da cidade vem do turismo. Deve ter muita coisa interessante pra atrair um número tão grande de turistas anualmente.

Arrisco até mesmo a dizer que a procura de dicas no blog por esse destino pode superar os demais. Afinal é um destino muito mais comum do público brasileiro. Acredito que seja o maior destino turístico ao exterior dos brasileiros, juntamente com as viagens de Orlando.

Logo que fui agraciado com a viagem a Miami ficamos muito felizes principalmente pela oportunidade de encontrarmos um casal de amigos da nossa estadia em Sydney, o qual gostamos muito: a Joanna e o Hermann. No entanto, uma surpresa muito agradável fez com que o encontro fosse adiado. A Joanna está grávida e agora teremos que esperar 9 meses para ir visitar eles e o baby que está por vir.

Junto com uma viagem sempre vem a sua burocracia, principalmente quando falamos em Estados Unidos. O meu visto de Turista ainda está válido, apenas tive que renovar o passaporte (http://www.dpf.gov.br/). Já a Thayane teve que correr atrás para fazer o visto dela a tempo para viagem. Saiba mais sobre o visto dos EUA e como foi todo processo da Thay clicando aqui.

Iniciamos então a nova saga, que é muito mais light que a última que enfrentamos, entre Sydney e Caxias do Sul. Serão apenas dois voos: Porto Alegre – São Paulo e São Paulo – Miami. Além do trecho Caxias do Sul – Porto Alegre de ônibus.

A nossa saída se deu as 10:30 da manhã, na rodoviária de Caxias do Sul e eu diria que tem tudo para essa viagem ser um espetáculo como foi a última. Essa confiança toda graças a Thayane, que logo tratou de dormir, assim como na nossa primeira locomoção dos 103 dias:

Outubro 2013 / Junho 2012

Enquanto isso, eu segui a viagem compenetrado no livro “Navegando com o sucesso: Lições de liderança, trabalho em equipe e capacidade de superar desafios” por Vilfredo Schürmann. O livro relata um pouco da experiência da famosa família de velejadores brasileiros que deram a volta ao mundo e mais algumas grandes viagens. No livro, Vilfredo relata a sua ousadia em largar uma carreira de sucesso nos negócios para ir atrás do seu sonho, e como as lições da carreira eram aplicadas na viagem. Não tinha como não prender a minha atenção, fazendo uma ligação entre dois assuntos que tenho certa paixão: viagens e administração.
“Até hoje me pergunto se foi meu espírito empreendedor que me levou à realização dos meus sonhos ou se foi meu lado sonhador que me fez realizar as nossas viagens e expedições.”
Vilfredo Schürmann

Pegamos o ônibus Executivo, que após a Rodoviária leva ao Aeroporto de Porto Alegre. No entanto, para dar mais emoção a viagem, quando chegávamos na rodoviária observei o transito parado do outro lado da rodovia, caminho que pegaríamos posteriormente para ir ao aeroporto. Confirmei com o motorista e aquele realmente era o caminho que o ônibus faz e que poderia levar mais de 1 hora, frente ao engarrafamento.

Pegamos as nossas malas e partimos para o metrô. Junto de nós vieram mais alguns passageiros que teriam que pegar voo e não poderiam arriscar com o tempo. Da rodoviária para o aeroporto é bem rápido de metrô, apenas 3 estações, algo em torno de 15 minutos. Além disso, na chegada da estação do aeroporto pegamos o famoso Aeromóvel, que está funcionando gratuitamente em fase de testes.

Com ou sem aventura? Com!

Apresento o Aeromóvel!

Logo fizemos o check in e fomos catar algum lugar para comer. Pra nossa surpresa, encontrei um amigo que estava no ônibus e estava mais tranqüilo quanto ao tempo, por isso ficou no ônibus para vir ao aeroporto. Ele disse que demorou apenas 20 minutos o trajeto. Enfim, poderíamos ter ficado no ônibus que chegaríamos a tempo, mas naquela hora achamos melhor não arriscar.

Fizemos uma rota entre todos os restaurantes do aeroporto, que variavam de Buffet a R$ 50,00 o quilo até Mc Donalds com preços de aeroporto. Até que avistamos uma placa que chamou a nossa atenção: “Lancheria Popular”. A opção ideal para o nosso estilo de viagem e principalmente o nosso bolso. Fomos a cata e logo identificamos o local, devido a grande movimentação. Os preços são realmente mais em conta e optamos por um Prato Feito (arroz, feijão, salada, ovo e bife) por R$ 14,90.

Partimos para o embarque, que foi sendo adiado e adiado. Logo no check in da Avianca avisaram do atraso e passaram o embarque para 14:40, depois para 15:20 e depois para as 16:00. Quando já começamos a ficar preocupados se ia sair ou não, finalmente confirmaram a aeronave em solo e a saída no ultimo horário remarcado.

Foi a primeira vez que eu e a Thay voamos de Avianca. Na medida do possível os assentos são espaçosos e até serviram um sanduíche de lanche. O vôo foi rápido, apenas uma hora e meia. Eu aproveitei e acabei de devorar o livro que havia começado a ler.

Chegamos em Guarulhos e nessas horas da viagem é que eu duvido da inteligência humana. Não vejo nenhuma razão para as pessoas colarem nas esteiras que saem as bagagens. Seria muito mais inteligente ficar de 1 a 2 metros longe, assim todos conseguem ver quando vem a suas malas e apenas se aproximar para retirar a mesma da esteira.

Pegamos as malas e fomos fazer o check in na American Airlines e já nos encaminhamos para área de embarque, aguardar 4 horas até a hora do vôo. A Thay aproveitou para começar a ler o livro do Schürmann e eu iniciei a leitura de mais um livro de velejadores: “Cem dias entre céu e mar” de Amyr Klink.

Ficamos as horas restantes esperando ali na área de embarque até que encontramos a Luciene e a amiga dela e posteriormente o Cris. Não demorou muito e fomos chamado para o embarque, as 23:30.

Nunca havíamos viajado de American Airlines. Eu já tinha viajado antes de United Airlines e Delta. Essas três empresas americanas não se diferenciam muito, mas diria que viria a Delta em primeiro lugar, depois a United e depois a American. Comparando com a LAN, a empresa chilena tem um serviço de bordo bem melhor. As opções de vídeos, músicas e seriados da American são bem fracas, com pouca opção.

A essa altura o cansaço já estava batendo forte, após a decolagem veio a janta e em seguida foi hora de dormir.