Do dia 02 de Junho a 12 de Setembro de 2012 realizamos o que chamamos de TRIP OF LIFE. Juntos, Érick Luchtemberg e Thayane Pezzi, nos aventuramos em uma viagem de 103 DIAS pela: Austrália, Nova Zelândia, Fiji, Indonésia, Tailândia, Laos, Malásia, Vietnam e Camboja. Relatamos cada momento que passamos e diversas dicas para quem futuramente deseja seguir alguns dos nossos passos.

Enjoy it!

terça-feira, 24 de julho de 2012

Day # 53 - Indonésia

Acordamos novamente antes do relógio despertar, as 7:30. A noite foi tranquilo de dormir, mesmo o quarto sendo apenas com ventilador, sem ar condicionado. A única coisa que atrapalhou um pouco o sono foi o som alto do ramadhan que continuava até as 3am.

Pedimos o nosso café, mesmas coisas de ontem. E aproveitamos novamente pra falar com as famílias no Brasil. Era cerca de 10am quando fizemos o check out e fomos até o escritório da Marina Srikandi pra pegar o fast boat. Encontrei o Jhonny na saída do hotel e pude me despedi dele, que é muito gente boa.

Mr Jhonny!

O barco partiu era mais de 11am, mas logo parou em Lombok por um bom tempo, saímos rumo a Bali já era mais de 12pm.

A minha dica é: se você vem pra Bali, reserve pelo menos 2 dias para ficar em Gili. A praia e o mar em Gili são bem diferentes das praias que tem em Bali. A praia é muito linda e a água é transparente. É um ótimo lugar para descansar e ficar apenas curtindo o sol e o mar. Além da oportunidade enorme de fazer snorkelling e avistar algumas tartarugas. Acredito que 2 noites foram o suficiente para aproveitar, de repente mais do que isso é um pouco de mais pra mim. Mas pra quem curte não fazer nada, apenas ficar deitado na praia, mais dias pode ser uma opção.

Chegamos em Padang Bai por volta das 2pm, fomos no local indicado onde organizavam o pessoal pros transfers de volta. A ida foi um pouco emocionante. A Thay sentiu até vontade de voltar pro fast boat. O motorista seguia ultrapassando os carros por um lado e por outro, ia na contramão, passava moto, caminhão, ultrapassava na sinaleira e a buzina ia pengando! Depois de duas horas finalmente chegamos em Seminyak. A essa altura já estávamos vesgos de fome. Mas pra nossa surpresa ele não nos deixou na frente do hotel, mas no centrinho, que fica uns 10 minutos caminhando.

Ponto de distribuição para os transfers.

Fizemos o check in no hotel, largamos as coisas e corremos pro restaurante ao lado do hotel. Pros estômagos experimentarem algo conhecido, optamos por duas pizzas, que como todos restaurantes de Bali, levaram um certo tempo pra chegar. E assim a nossa fome aumentava cada vez mais. Chegou as pizzas, que prontamente devoramos. Finalmente satisfeitos!

Depois do almoço das 5pm demos uma rápida ajeitada nas coisas e partimos rumo as lojinhas de Bali. Para alguém que trabalha com vendas, é uma ótima experiência profissional. É exigido muita habilidade para negociar com essas pessoas que já são craques na arte da negociação. Enquanto você anda na rua é muito “Hi boss!”, “Come inside, come inside!”. Se você mostrou interesse, olhou por um pouco mais para alguma coisa: “Which one?”, “Very cheap price! Very cheap!”. Se pegou na mão, já eras: “I make a discount for you!”. Se fizer cara de que achou caro: “How much? How much wanna pay?”. Se jogou um valor baixo: “No, no, no. Honest price!”.

Como já comentei, nada tem etiqueta com preço. Além de não existir preço fixo, tudo é negociado. O mais interessante é que o preço não começa um pouco acima, começa muito acima. Algo de 500 mil rúpias pode fácilmente ser tirado por 100 mil. Para saber o real valor das coisas é simples: entre na loja e peça quanto aquilo custa, uma camiseta por exemplo. Eles vão falar o preço e você deve dizer que é muito caro. Sem dúvida alguma eles vão pedir quanto você oferece. Chuta baixo, mas muito baixo, menos de 1/5 do preço. Eles vão baixar um pouco, mas você deve manter o preço. Eles vão baixar mais. Continue com o preço baixo. Se eles chegarem no seu preço, provavelmente você poderia ter dito ainda mais baixo. Se eles não chegarem na sua oferta, diga obrigado e saia da loja. Assim que você virar as costas eles vão dar a última proposta. Esse é provavelmente o melhor preço daquele produto. Dessa maneira você sabe quanto realmente vale o que você deseja.

Outra dica é procurar comprar tudo na mesma loja. Outra das primeiras perguntas deles é: “How many?”. Quanto mais coisas você levar, mais barato fica. Mas se você for levar 5 sarongs, por exemplo, diga primeiro que você quer 3. Eles vão falar um preço. Enrole um pouco, dê uma olhada e depois peça quanto então fica o preço se você levar 5. Assim você estará levando 2 descontos. E após isso, você ainda tem que barganhar.

Eu muitas vezes aproveitada e dizia que já sabia qual era o valor real, que já tinha uma outra proposta. Assim eles já começavam mais baixo, mas ainda muito alto. E lógico que eu colocava o preço um pouco abaixo do menor que eu tinha encontrado antes. Assim eles tentavam bater aquele preço. E era só ameaçar dizer que tava indo comprar do outro que eles pegavam a calculadora e davam um jeito pra chegar no mesmo preço.

O mais engraçado é que tem que ter barganha. Se você pedir um preço e apenas dizer obrigado, eles vão ficar insistindo pra você chutar um valor mais baixo. O jogo é basicamente descobrir qual o preço limite deles. Pra quem gosta de negociar, assim como eu, é uma grande diversão! Ah, e a melhor coisa é que é tudo muito barato!
     Alguns valores finais:
  • Regata Bintang: de IDR 100.000,00 por IDR 25.000,00
  • Camiseta Bintang: de IDR 150.000,00 por IDR 40.000,00
  • Sarongs: de IDR 150.000,00 por IDR 35.000,00

Após realizarmos as compras voltamos pro hotel. Aproveitamos pra tomar banho, ajeitar melhor as coisas e usar um pouco da internet. Já era mais de 9pm quando descemos pra jantar. Fomos novamente no restaurante aqui perto que é o mais simples e mais barato. A Thay seguiu no Mie Goreng, mas eu fui no Nasi Goreng. E pra tomar, a invenção que descobri ontem: suco de laranja com melância. Extremamente refrescante! E o bom é que a janta sai menos de AU$ 10,00.

Voltamos pro hotel, direto pra cama. A Thay viu o relógio e já era mais de 10:30pm. Ficou espantada que ia dormir esse horário, tão tarde em relação aos últimos dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário