Do dia 02 de Junho a 12 de Setembro de 2012 realizamos o que chamamos de TRIP OF LIFE. Juntos, Érick Luchtemberg e Thayane Pezzi, nos aventuramos em uma viagem de 103 DIAS pela: Austrália, Nova Zelândia, Fiji, Indonésia, Tailândia, Laos, Malásia, Vietnam e Camboja. Relatamos cada momento que passamos e diversas dicas para quem futuramente deseja seguir alguns dos nossos passos.

Enjoy it!

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Day # 52 - Indonésia

Hoje chegamos exatamente na metade da viagem. O que podemos dizer é que já valeu muito a pena! Por um lado a sensação de ter começado a viagem ontem. Por outro, já vimos, conhecemos, experimentamos e vivemos tanta coisa. Mesmo estando apenas na metade da viagem já foi uma “lifetime experience”!

Mesmo sem hora pra acordar, acabamos acordando as 7:30am. Foi bom pois conseguimos falar com as duas famílias. Em seguida a Thay foi pedir o nosso café, que é entregue aqui no nosso quarto. Há algumas opções para selecionar. A escolha da Thay: café para nós dois, suco pra mim e salada de fruta pra ela, toast pra ela e banana pancake pra mim.


Depois nos arrumamos e fomos pra praia. Ficamos um pouco deitados na areia e logo depois fui lá no Jhonny pegar o kit de snorkelling pra Thay (máscara, pé de pato e colete salva vidas) e o pé de pato pra mim, tudo por IDR 70.000,00 para o dia todo. Aproveitei e conversei um pouco com ele. Ele me explicou melhor que agora no ramadhan ele só pode comer, depois das 6:30pm. E que 5 vezes por dia, quando dá o som alto aqui na ilha, é horário de rezar.




Eu quis fazer snorkelling pra ver se avistava alguma tartaruga, mas a Thay preferiu ficar deitada na praia. Fui até quase a ponta da ilha, pra pegar a corrente até onde a Thay estava. Entrei e fiquei observando se realmente ia avistar alguma, conforme o homem no Conservation Center nos falou. Havia diversos grupos de pessoas fazendo snorkelling, desses barcos que fazem os tours pelas 3 ilhas. Passou alguns minutos e logo avistei uma, infelizmente haviam 4 turistas que viram também e ficavam encostando no casco dela. Felizmente o cara do barco falou pra eles que não podia tocar. Eles voltaram pro barco deles e eu segui acompanhando ela. Era uma tartaruga de uns 40 centimetros de casco, menor do que eu vi em Whitsundays, e a coloração não era tão verde, era mais puxada pro marrom. Infelizmente estou sem câmera a prova d’água e não pude tirar fotos. Dava pra chegar muito perto dela, principalmente quando ela subia pra pegar ar. Ela continuou por ali bom um bom tempo, super tranquila, em um local com pouco mais de 2 metros de profundidade. Depois de um bom tempo sai e voltei pra areia junto a Thay. A única coisa ruim é que haviam algumas pequenas jellyfish que passavem e davam uns queimãos, nada que doesse muito. Apenas uma foi um pouco mais forte e continuou ardendo um pouco.

Queimão da jellyfish.

Contei a novidade pra Thay e ficamos tomando um pouco de sol e aproveitamos pra entrar no mar. O engraçado é que entra bem pouco e já começa a ficar quase com água no pescoço. No snorkelling deu pra ver que mais alguns metros tem um precipício em baixo da água. Por isso a coloração da água passa repentinamente de azul um azul bem claro para um azul escuro.




Próximo ao meio dia saímos da nossa canga e fomos no restaurante que ficava de frente pra onde estávamos. O bom é que quase todos os restaurantes tem estrutura de poltronas e cadeiras que continuam até a areia. Fomos no mesmo que jantamos ontem. Dessa vez resolvemos mudar um pouco e pegar algo mais conhecido: bife (gado pra mim e frango pra Thay) a milanesa e molho vermelho com queijo, salada e batata frita. Ah, em praticamente todos os restaurantes da Indonésia, após fazer o pedido, o garçom ou garçonete sempre vão repetir a ordem para confirmar se é realmente o que queremos. Após o almoço a Thay vou deitar na areia e eu fui pro bangalow.

Restaurantes com estrutura na areia pro pessoal.
Lunch time!

Já era quase 3pm quando fomos fazer o snorkelling pra Thay tentar ver tartaruga. Fomos novamente até onde eu entrei de manhã, mas foi uma briga pra fazer a Thayane caminhar até lá, sendo que não deve ser mais do que 500 metros de distância do nosso hotel. Entramos na água e ficamos os dois atentos, eu na parte que começa a descida pra parte funda e a Thay na parte mais rasa. Seguimos, passamos o ponto de onde vi hoje de manhã e nada. Mas de repente eu vejo uma tartaruga cruzando na minha frente. Chamei a Thay que chegou a tempo de ver ela, que subiu pra pegar ar e ficou um pouco por ali, nadando tranquilamente. Essa era um pouco maior do que a de hoje de manhã. Poucos minutos depois ela desceu pra águas mais profundas. Logo em seguida achamos outra tartaruga. Essa estava andando no penhasco, comendo algumas coisas que ficam na areia. Chamei a Thay que conseguiu ver essa também. Continuamos por mais tempo próximo dessa. A Thay conseguiu ficar também bem perto da tartaruga quando ela foi respirar na superfície.

“Adorei nadar com as tartarugas, mais ainda do que nadar com as matarays.

Foi incrívelmente incrível! Queria pegar elas e sair nadando. Foi muito legal e emocionante!”

(Thay)

Depois saímos e ficamos um pouco na areia e em seguida voltamos para o bangalow para tomar banho. Demos uma ajeitada nas coisas e ficamos usando a internet. Era pouco mais de 6pm quando saímos pra jantar. Achamos um restaurante com o peixe inteiro grelhado por IDR 55.000,00. Pegamos um para cada. Vale ressaltar que não tem como ir com pressa em um restaurante aqui na Indonésia. O menu, a ordem, a comida e a conta vem tudo com muita calma. O que também não faz diferença quando se está de férias e não tem horário pra nada. Uma dica é sempre deixar umas tips pro pessoal, nem que seja IDR 2.000,00. São aproximadamente 20 cents que não farão muita diferença no orçamento final e com certeza vai deixar eles felizes.


Dinner time!
Eu e meu milkshake de chocolate.

Voltamos do restaurante, ficamos mais um pouco na internet e hora de ir pra cama. Amanhã de manhã pegamos o fast boat de volta pra Bali.


103 Dias na Telinha...



Nenhum comentário:

Postar um comentário